Substituição da interface paralela
O objetivo do projeto é substituir uma placa controladora de motores com comunicação paralela, por um microprocessador Arduino, com comunicação USB, ou serial.
A idéia é modernizar equipamentos de CNC, por interfaces inteligentes, se comunicando por porta USB, uma vez que os computadores atuais, não dispõem de portas paralelas. E proporcionar uma plataforma de desenvolvimento para futuras melhorias, como controle dos equipamentos até por celular.
A placa controladora de interface paralela da máquina que pretendemos modificar, é a que aparece abaixo;
Em primeiro plano vemos o conector paralelo, e ao fundo da placa os transistores de potência que enviam os sinais para os motores. Essa placa é relativamente robusta e potente, podendo acionar motores de elevada potência.
Temos duas opções para executar o projeto;
- Usar as saídas digitais do Arduino para acionar os motores, através de drives de potência, já discutidos no tópico anterior.
2. Usar as saídas digitais do Arduino para energizar a entrada paralela da placa existente, assim aproveitaríamos os transistores de potência existentes.
A segunda opção é mais economica e segura, uma vez que não teríamos risco de erros de dimensionamento, porém não seria uma solução completa, uma vez que complementaria placas existentes que teriam que estar em boas condições.
Escolhemos a primeira opção.




Nenhum comentário:
Postar um comentário