Para começar, precisamos seguir um cronograma passo à passo para a confecção de nossa placa.
Nosso professor da Universidade Danilo Cesar, deixou disponível alguns arquivos em seu site para facilitar o desenvolvimento de nossa placa.
Os arquivos são:
► Imagem das trilhas do circuito para ser impressa e colada na placa.
► Esquemático.
► Lista de componentes necessários para a montagem da placa.
► Diagrama com posicionamento das peças para montagem.
Estes arquivos você pode encontrar neste Link ou no Site oficial do Arduino.
OBS: Vale ressaltar que tanto o blog quanto a matéria da faculdade em si, busca por fins didáticos, portanto nosso grupo sempre procura reciclar os materiais à serem utilizados, reaproveitando de computadores velhos, televisores ou qualquer tipo de aparelho eletrônico em que os mesmos possam ser encontrados, tanto para economizar quanto para ajudar a preservar o meio ambiente.
Início da Confecção da Placa
Nesta fase de nosso projeto, precisaremos dos seguintes materiais:
► 1 Placa de cobre com 20cmx20cm de dimensão;
► 500ml de "Percloreto de Ferro" solução 42%;
► Bucha de cozinha comum;
► Ferro de passar roupas;
► Caneta para Retro Projetor com ponta fina (Pincel para CD);
► Folha de papel retrato;
► Folha de papel Sulfite;
► Vasilhame contendo água com detergente;
► Lã de Aço (Bombrill)
Primeiramente, precisamos imprimir o "molde" da placa Severino em uma folha de papel retrato em uma impressora à laser (precisa ser na impressora à laser pois a tinta utilizada nela que é o toner suporta temperaturas mais altas e precisaremos disso adiante).
Após imprimir a folha, corte o "molde" da placa.
Agora pegaremos nossa placa de cobre e cortaremos parte dela na mesma dimensão do molde que foi cortado no papel que é de 90mm x 67mm.
Em seguida, colocaremos a folha com o molde em cima da placa que cortamos, de maneira com que a face em que está a tinta fique em contato com a face de cobre da placa.
Feito isso, pegue a folha de papel sulfite e coloque sobre a placa e dobre-a, de maneira que a folha "abrace" a placa e o papel retrato para facilitar no momento de passar o Ferro.
Agora é só usar o Ferro de Passar Roupas e passar sobre a placa friccionando o máximo que puder para que a tinta do papel fixe na placa. Geralmente este processo de passar o Ferro dura em torno de 15 à 20 minutos.
Feito isso, retire o papel sulfite que está embrulhando a placa e mergulhe-a na solução de água com detergente para amolecer o papel que ficou colado na placa e fazer a retirada do mesmo. Se estiver difícil utilize a esponja de lavar louça mas apenas a parte macia da esponja, para não remover a tinta junto.
Confira melhor este passo à passo no vídeo gravado pelo integrante de nosso grupo Dalton:
Após retirar a placa da solução de detergente e retirar completamente o papel que estava colado, analise bem a placa de preferência comparando-a com o molde e verifique se não houve falhas no desenho das trilhas. Se houver pequenas falhas, pegue a caneta de retroprojetor e corrija as falhas. Se houver muitas falhas, lave a placa utilizando uma esponja de aço para fazer toda a remoção da tinta e repita todo o processo do ferro novamente.
Feito a correção das falhas chegou a hora de corroer a placa utilizando o Percloreto de Ferro.
Obs: Coloque luvas de borracha e utilize roupas velhas! A solução de Percloreto de Ferro não é corrosiva se cair acidentalmente na pele, mas danifica muito as roupas. É interessante também forrar o local de trabalho com jornais velhos, para evitar manchas nos móveis.
Coloque a solução de Percloreto de Ferro em um recipiente e mergulhe a placa. Deixe descansar por um tempo até perceber que o cobre está totalmente corroído.
Veja neste vídeo o Dalton mostrando este processo:
Após retirar a placa de dentro do vasilhame com a solução de Percloreto de Ferro, enxague-a e com a ajuda da lã de aço faça a remoção da tinta que está na placa.
Feito isso nossa placa estará preparada para ser furada e fixar os componentes.
Veja o resultado final deste processo no seguinte vídeo:
Muito bom!!
ResponderExcluir