Placa: Parte 2

Furando a Placa

Olá! Nessa etapa do nosso projeto iremos furar a placa. Nossa placa já passou pelas etapas de fixação do diagrama utilizando o ferro de passar roupas, corrosão do cobre utilizando o percloreto de ferro e foi imersa em uma solução com água e detergente para a retirada do resto de papel e tinta.

Precisaremos dos seguintes materiais:

► Mini furadeira.
► Broca de 1mm de espessura.
► Um "calço" de madeira para poder apoiar a placa.

Esta etapa é bem simples, basta apenas pegar a placa e furar nos locais indicados da mesma fazendo com que a broca fique perpendicular à superfície em que a placa está apoiada para evitar a quebra da mesma.

Caso preferir, existe também um perfurador especial para placas eletrônicas, porém nosso grupo utilizou a furadeira mesmo. Este furador está presente na seguinte imagem: 


Soldando os Componentes na placa

Depois de ter furado a placa, iremos dar início à solda dos componentes.
A lista dos componentes está disponível nos links  na aba "Placa: Parte 1". 

Na imagem a seguir, está o Layout da placa onde estão indicadas todas as posições dos componentes juntamente com seus respectivos nomes: 


Observe que cada componente na imagem acima tem um nome ou "código", por exemplo, o processador ATMEGA8 no canto superior dele está escrito IC1, este é o nome dele para identificá-lo na seguinte tabela:


Esta é a tabela de todos os componentes eletrônicos que serão utilizados na confecção do Arduino, é só procurar o componente na tabela, procurar a posição dele no layout da placa e encaixa-lo. Na próxima imagem temos a maioria dos componentes encaixados porém sem estarem fixados com solda: 




Como podemos observar, as "pernas" dos componentes são muito grandes, e seria praticamente impossível de solda-los assim. Portanto, precisaremos de um alicate de corte para cortar o excesso das pernas dos componentes para poder executar melhor a solda:


Na imagem acima, podemos observar um resistor com o tamanho normal e o outro que foi cortado do tamanho que nós precisamos.

Após isso, iremos soldar componente por componente.

Nosso grupo utilizou os seguintes materiais para soldar:

► Ferro de solda de 60W com ponta fina;
► Tubo de solda de estanho de 25gr.
► Sugador de solda:
► Pano velho.


Obs.: Nesta etapa precisaremos tomar muito cuidado pois a solda quando em contato com a placa por muito tempo pode derreter ela e danificar os componentes. Também tome cuidado para não se queimar.

Bom, nesta parte iremos colocar componente por componente na placa, encostar o fio de estanho na "perninha" do componente, e vir com o ferro de solda e encostar no estanho até que derreta e forme uma gotinha de solda. Observe bem ao fazer isso pois as soldas não podem ficar "emendadas" entre 2 componentes e nem entre duas trilhas da placa. A solda deve ser fixada apenas no seu respectivo componente e sua respectiva trilha para não curto-circuitar a placa. Á medida em que for soldando a placa, o resultado vai ficando assim:


Certifique-se bem de que os componentes ficaram bem fixados na placa e que a solda não tenha emendado com outro componente. Se isso acontecer, derreta a solda com o ferro e use o sugador de solda para retirar a mesma e faça de novo. Infelizmente este é um processo que requer bastante paciência e é um dos mais importantes para garantir o perfeito funcionamento da placa. Veja a imagem de nossa placa parcialmente soldada:







Nenhum comentário:

Postar um comentário